Blog CCLi

A Potência da Música no Aprendizado de Novos Idiomas

Por: Edoardo

O aprendizado de um novo idioma é uma aventura que desafia o intelecto e desperta a alma. E nessa jornada, a música emerge como uma poderosa ferramenta educacional, dotada de ritmo, poesia e emoção. Para os alunos corporativos imersos nas diversas linguagens da saúde, negócios, engenharia e tecnologia, a música oferece um caminho alternativo, engajante e profundamente humano para o domínio de novas línguas.

Assimilação Rítmica: Aprenda Como Uma Criança

As “músicas chiclete”, aquelas que grudam na mente e recusam-se a sair, podem ser suas melhores professoras ao aprender um novo idioma. A abordagem aqui é puramente fonética: deixe de lado a preocupação com a compreensão imediata da letra. Concentre-se em assimilar os sons do idioma alvo, imitando-os. É um método orgânico, semelhante ao processo pelo qual uma criança aprende sua língua materna: ouvir, imitar e, com o tempo, aperfeiçoar a pronúncia. Aos poucos, a compreensão surge naturalmente.

Um exemplo emblemático dessa abordagem é o refrão da música “YMCA” do Village People. Com sua melodia contagiante e repetitiva, convida a todos a cantarem juntos:

“`

“It’s fun to stay at the Y.M.C.A.

They have everything for young men to enjoy.

You can hang out with all the boys.”

“`

Estes versos são facilmente memorizados e permitem que o aprendiz pratique a pronúncia de maneira divertida e envolvente, fortalecendo a familiaridade com o idioma.

A Profundidade da Poesia: Desvendando Significados

Avançando para a compreensão mais profunda, mergulhamos na poesia das canções e seu rico potencial para ensinar. A música torna-se uma janela para a alma de um idioma, e aqui destacamos duas músicas que exemplificam essa ideia.

“Wherever You Will Go” – The Calling

Em “Wherever You Will Go” da banda The Calling, somos convidados a examinar a natureza transcendental do amor. A letra é um convite para considerar o amor como uma força que permanece, mesmo quando separados pela distância ou pela fatalidade:

“`

“So lately, been wondering

Who will be there to take my place

When I’m gone, you’ll need love

To light the shadows on your face”

“`

Tradução:

“`

“Então, ultimamente, tenho me perguntado

Quem estará lá para tomar o meu lugar

Quando eu me for, você precisará de amor

Para iluminar as sombras no seu rosto”

“`

“Aqualung” – Jethro Tull

Por outro lado, “Aqualung” de Jethro Tull nos transporta para um cenário muito diferente. Através de suas letras, somos apresentados a uma figura central marginalizada, com a música pintando um retrato vívido de exclusão e desespero:

“`

”Sitting on a park bench

Eying little girls with bad intent”

“`

Tradução:

“`

”Sentado em um banco de parque

Observando menininhas com más intenções”

“`

O tom aqui é imediatamente sombrio e provocativo, com a narrativa desafiando o ouvinte a olhar além do estigma e entender a complexidade do personagem. Os versos seguintes continuam a explorar essa narrativa com uma mistura de simbolismo e realismo gritante:

“`

”Feeling like a dead duck

Spitting out pieces of his broken luck”

“`

Tradução:

“`

”Sentindo-se como um pato morto

Cuspindo pedaços de sua sorte quebrada”

“`

A linguagem aqui é crua e carregada de imagens que evocam uma resposta emocional, desafiando o aprendiz a entender as expressões idiomáticas e a cultura por trás delas.

Conclusão

A música, em sua essência, é uma forma de comunicação que transcende as palavras faladas, alcançando diretamente o coração e a mente. Para os aprendizes de idiomas, ela oferece uma maneira de mergulhar não apenas na estrutura e no vocabulário, mas também na cultura e nas emoções que tecem a tapeçaria de um idioma. Como ferramenta educacional, a música é, portanto, inestimável, proporcionando uma experiência de aprendizado que é tão rica quanto variada.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Confira mais conteúdos da CCLi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 3211.6777

ccli@cclinet.com.br

Acompanhe nossas redes!