O dia 22 de novembro será inesquecível para a psicóloga Juliana Bilachi, aluna do curso “Português para escritores” da CCLi. É que, neste dia, Juliana vai lançar o livro “Cigarro: como romper este legado”, fruto de quase dois anos de muito trabalho e estudo.
Para saber mais sobre o lançamento e como as aulas ajudaram a aluna no processo de escrita, a CCLi entrevistou Juliana, que contou alguns detalhes de seu primeiro livro. Confira:
1) Juliana, seu livro fala sobre romper o vício do cigarro. Que mensagem você espera passar a seus leitores?
Meu livro expõe a relação entre o fumante e o cigarro abordando vários contextos, como o familiar, o social, o religioso e o comunicacional, além de esclarecer aspectos fundamentais, presentes em todos os fumantes, que podem ajudar a romper essa dependência. Acredito que meu livro possa fazer com que os fumantes ampliem a maneira de visualizar e entender a construção de sua relação com o cigarro, facilitando o desapego com o objeto. Já com relação aos não fumantes ou àqueles que deixaram seu vício, penso que minha obra possa ser uma ferramenta que os ajude a compreender e motivar adequadamente o tabagista que decidir deixar o cigarro.
2) Como foi o processo de escrita e como as aulas do “Português para Escritores” puderam ajudá-la a escrevê-lo?
Sempre escrevi de uma forma profunda e complexa, pois sou extremamente detalhista e possuo um olhar sistêmico significativo. Então, o processo de escrita durou quase dois anos, pois, além de estudar quantitativa e qualitativamente meu projeto de tabagismo, que gerou o livro, eu precisei aprender a escrever de uma maneira mais objetiva e simples. Por isso, digo que as aulas na CCLi me ajudaram a transformar meu conjunto de pensamentos em uma escrita comum e ordenada.
3) Como autora, qual a sensação ao finalizar essa obra? Pretende escrever mais livros?
Como o desejo de escrever livros me acompanha desde que sou criança, finalizá-lo foi cumprir com a minha missão de vida. Por isso, pretendo, sim, continuar investindo em novos projetos que trazem sentido a minha vida. Inclusive, já até comecei a escrever meu segundo livro que, claro, também está sendo produzido durante o curso na CCLi.
Para saber mais sobre o curso “Português para escritores”, clique aqui.