Segundo pesquisadores, a fase de vida ideal para aprender um segundo idioma, com maior desempenho em pronúncia e fluência, é na infância. Isso acontece porque, com o tempo, o cérebro, tal qual qualquer outro músculo, começa a “enrijecer”.
Isso porque, conforme crescemos, nosso cérebro forma estruturas neurais confiáveis para orientar as ações que devemos tomar. Por isso, enquanto mais estruturas neurais se formam, mais o cérebro perde flexibilidade. E a flexibilidade é importante na hora de aprender coisas complexas, como falar uma língua.
Estudiosos afirmam que a idade ideal para o aprendizado de um segundo idioma situa-se entre os 4 e os 12 anos de idade. Acredita-se que, durante essa fase, pelo fato de a língua materna ainda não estar completamente estruturada e fixada na memória, ela interfere muito pouco no processo de aprendizagem, o que já não ocorre em um cérebro adulto.
Além disso, a questão de organização do cotidiano da criança auxilia muito em seu processo de aprendizagem. Torna-se mais fácil aprender um segundo idioma na infância, pois as tarefas do dia a dia das crianças são mais leves e elas possuem maior tempo livre para aprender e se dedicar ao aprendizado do idioma.
Mais benefícios:
Conhecer outras culturas – com aprendizado da língua, é possível também conhecer tradições, costumes, literatura, artes, cinema, música e muitas outras coisas de diferentes países e regiões.
Comunicar-se – ao aprenderem um segundo idioma, as crianças desenvolvem facilidade para comunicação. Elas desenvolvem mais a escrita, a leitura, o relacionamento interpessoal e a comunicação em geral.
Oportunidades – o mercado de trabalho oferece muitas oportunidades para pessoas que possuem fluência em língua estrangeira ou que tem amplo conhecimento de um idioma.
A CCLi oferece o curso de idiomas para crianças e adolescentes, com aulas personalizadas, atividades apropriadas para o público infantil e material didático exclusivo. Conheça mais!