Entre os dias 16 e 25 de julho, a CCLi Projetos Acadêmicos esteve no município de Ubarana (SP) para oferecer Cursos de Capacitação a cerca de quarenta professoras do Ensino Fundamental e da Educação Infantil da rede pública da cidade. Ao todo, as oficinas e cursos somaram 32 horas de muito aprendizado e de novas estratégias didáticas em diversas áreas da educação, como artes, matemática, jogos e brincadeiras pedagógicas e literatura. O curso foi uma iniciativa da secretaria municipal de Ubanara.
Quem abriu o ciclo de aulas foi a professora de artes Maria Aparecida Pereira, que teve a oportunidade de falar sobre novas concepções de ensino e de apresentar novas propostas educacionais às professoras presentes. “Para mim, abrir o evento foi uma experiência maravilhosa. Aprendo sempre mais a cada curso que ministro e em Ubarana não foi diferente”, afirma Maria Aparecida, que também fala da contribuição do curso de formação para as linguagens artísticas: “Oportunidades como essa fazem com que a arte possa ser vista com suas peculiaridades, podendo ser o foco de reflexões e a articulação entre os professores e a área de conhecimento”, explica.
O sucesso do curso também foi visto por quem planejou o evento, por ter sentido a necessidade de se ter treinamentos como esse. Daniela Duran, Assessora Pedagógica de Ubarana, foi quem solicitou o serviço à CCLi Projetos Acadêmicos. Para ela, “o Curso de Capacitação foi brilhante. Foi uma oportunidade de ampliar as possibilidades do ensino e um investimento certeiro na Educação Infantil”.
Sentimento de objetivo cumprido
Após 32 horas de muito aprendizado, a CCLi Projetos Acadêmicos se despede de Ubarana com o sentimento de dever cumprido, já que o objetivo de levar a discussão de novos conhecimentos e estratégias didáticas, possibilitando momentos de reflexão sobre os desafios da educação contemporânea, foi atingido.
Para Olinda Aleixo, diretora da CCLi Projetos Acadêmicos, o Curso de Capacitação foi um verdadeiro sucesso. “Na quarta-feira, ministrei a última oficina, cujo tema foi Literatura Infantil. Percebi que, apesar de duas semanas de estudos intensos, o grupo estava animado, receptivo e participativo. Fiquei feliz em ver como há boas iniciativas de promover estudos sistematizados, como a da Assessora Pedagógica Daniela Duran, bem como disposição dos professores da rede municipal de Ubarana para discutir temas relevantes para a educação”, afirma Olinda.