Conhecimento nunca é demais – e a CCLi leva a sério esse lema. Por isso, a empresa está sempre atenta aos principais estudos sobre técnicas de ensino-aprendizagem de língua estrangeira e, claro, às oportunidades de trazer boas fontes de conhecimento para Rio Preto.
E, nesta sexta-feira (22/02), uma ótima oportunidade para os professores de língua estrangeira rio-pretenses estará à disposição: o workshop Estratégias de aprendizagem linguística; as quatro habilidades e o Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas, ministrado pela professora Maria Senatore, da International House School. Confira abaixo uma entrevista com a professora sobre como será a oficina, na qual a equipe CCLi estará em peso!
Durante o seminário, serão abordados temas relacionados às estratégias de aprendizagem. Pode adiantar um pouco o que será abordado?
Pretendo falar de como o Quadro Comum Europeu pode auxiliar o nosso trabalho de professores de línguas. Sabendo como utilizar esse Quadro, temos o melhor instrumento para criar materiais, atividades e contextos que levam nossos estudantes a desenvolver estratégias eficazes para o próprio aprendizado.
Como a senhora vê a relação entre as habilidades linguísticas – ou seja, qual seria a melhor maneira de começar a aprender uma língua estrangeira?
Sem dúvida é pela audição. Basta pensar que, quando viajamos para outros países, mesmo que por pouco tempo, aprendemos muito mais fácil e rapidamente a língua local. Uma das razões é que, nesses casos, temos a oportunidade de ouvi-la frequentemente em um contexto real e significativo.
Por que o Quadro Comum Europeu é hoje um instrumento tão importante no processo de ensino de línguas?
A esse respeito, veja o que escreveu o professor italiano Edoardo Lugarini, da Universidade de Milão:
“O tratado de Maastricht (1992) que prevê o nascimento da União Europeia e a integração entre os Estados membros no plano das políticas econômicas e monetárias reconhece a necessidade que todos os cidadãos europeus aumentem em medida apreciável a capacidade de comunicar-se entre eles, superando as barreiras linguísticas e culturais que dividem os Estados. A integração linguística e cultural, portanto, não somente política e econômica, e a formação à cidadania democrática constituem um objetivo educativo prioritário, que requer o apoio de abordagens de ensino das línguas modernas que reforcem a independência e a autonomia de pensamento, de discernimento e de ação”.
O workshop mesclará teoria e prática. Como deve ser a dinâmica? O que os participantes podem esperar?
Essa oficina-conferência é o meu primeiro contato com os professores da região e será uma descoberta não só para eles, mas também para mim. Farei uma parte introdutória para aqueles que ainda não conhecem esse importante instrumento, mas gostaria de trabalhar principalmente a prática, falar de atividades, materiais e instrumentos que podem e devem ajudar nosso trabalho cotidiano. Espero abrir um momento de debate e reflexão profícuo entre mim e meus colegas.
Currículo Maria Senatore
Mestre em língua italiana e professora de português para estrangeiros, Maria Senatore vive na Itália desde 2001. Lá, já foi coordenadora didática do Instituto Brasil Itália e, atualmente, é docente no curso empresarial de língua portuguesa para estrangeiros no International House School, de Milão, uma das escolas de formação de professores mais importantes e modernas da Europa.