Muita gente acredita que escrever bem é um dom, assim como tocar um instrumento, ter aptidão em artes plásticas ou ser chef de cozinha. A verdade é que para escrever bem, é preciso, principalmente, aprender as técnicas, consultar manuais e treinar, treinar muito!
Para escrever bem, portanto, é preciso praticar. A lógica é a mesma utilizada ao praticar um esporte. É necessário estudo, dedicação, aulas práticas, treino, testes e acompanhamento. Ter uma boa escrita é essencial em muitas áreas profissionais e pode ser um diferencial na hora de garantir uma posição no mercado de trabalho. Para aprender a escrever bem, confira algumas dicas que preparamos para você:
1. Leia
Ler é a dica de ouro. Fundamental para quem quer saber como escrever bem, ler é o primeiro passo para deixar a escrita mais assertiva. Quando lemos, aumentamos nosso repertório em relação ao uso das palavras e expressões, ganhamos conhecimento de mundo, aprendemos modos e técnicas de explorar um assunto, entre outros ganhos.
Dica da dica: não precisa começar lendo clássicos da literatura, tenha o hábito de ler jornais, peças publicitárias, revistas, crônicas e panfletos que são distribuídos nas ruas.
2. Pratique
A prática de redação de textos é o que vai fazer com que você saiba como escrever bem. Escreva em diferentes gêneros, dos mais simples aos mais complexos. Treine escrever cartas, receitas, bilhetes, orientações sobre como chegar a algum lugar etc. Quando já estiver craque e se comunicando bem nesses gêneros, passe aos mais difíceis. Treine escrever e-mails formais, carta a um (a) diretor (a) de uma importante instituição, escreva uma dissertação, artigo de opinião, uma resenha e por aí vai.
3. Estude
Para escrever bem é preciso estudar sobre o assunto. Quando começamos a conhecer mais sobre os gêneros e a ler diversos tipos de textos, vamos ganhando conhecimento e há perigo de ficarmos acomodados com o que já sabemos. Para escrever bem é preciso estudar sempre!
4. A escolha – e a construção – do tema
Um dos grandes problemas das redações de vestibular, por exemplo, é a má construção do tema ao longo do texto. Uma dica importante é ficar atento e trabalhar o tema em toda a redação, desde a introdução, explorá-lo no desenvolvimento e fazer as considerações finais sem se desviar do assunto principal.
5. Planejamento = rapidez
Para escrever bem em uma prova com tempo contado é essencial fazê-lo com rapidez. Mas, para não atropelar as palavras e ficar no desespero, o ideal é planejar a construção do texto. Pensar o que virá na introdução, o que será abordado na argumentação e já pensar em um possível desfecho, ajuda muito na hora de ganhar tempo para desenvolver uma redação bem escrita.