POR: Ana Costa – Consultora de Línguas da CCLi.
Muito se pensa que a criatividade é um dom, direcionada a alguns e que se revela apenas por meio de atividades artísticas. Porém, assim como pintar, dançar e atuar, a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida. O elemento central para criação de novas combinações é estar em contato com o novo.
A partir de então, o cérebro realiza conexões com as informações que já possui a fim de fortalecer a memorização e encontrar caminhos para o novo conteúdo ao qual foi exposto. Aprender um novo idioma é um prato cheio no universo das novidades, indo muito além da própria língua. Nesse contexto, se tem a oportunidade de conhecer outras culturas, modos de pensar, expressões idiomáticas e a lista segue. E como consequência, o que se inicia por meio do estudo dos idiomas, também transborda para outras áreas da sua vida.
De maneira prática, a criatividade pode te ajudar a:
●Estar aberto ao novo e enxergar novas perspectivas que incentivem o florescer de ideias;
●Entender sobre outros contextos, proporcionando também um exercício de empatia ao desbravar o novo;
●Melhores associações com palavras, contextos e momentos.
Por fim, é essencial abrir a porta para que a criatividade possa trabalhar. Estar disposto a conhecer o mundo ao seu redor e brincar com as possibilidades de tudo o que pode ser: basta dizer sim e criar!