A CCLi Consultoria Linguística, que tem como missão “atingir, prestando serviços linguísticos de excelência, os resultados almejados pelos clientes”, investe, constantemente, no desenvolvimento da sua equipe visando o alcance desses resultados pelos clientes externos e também internos.
Foi pensando nisso que ela revisitou seu Plano de Carreira e, inspirada nas últimas tendências em Gestão de Pessoas, trouxe o conceito de Trilha de Carreira,um modelo de educação corporativa baseado na noção de trilhas de aprendizagem. Essa metodologia surge como estratégia para promover o desenvolvimento de competências, tomando-se como referência não só as expectativas da organização (o que pode acontecer nos tradicionais Planos de Carreira), mas também necessidades, desempenhos, aspirações profissionais, ritmos e estilos de aprendizagem dos colaboradores.
Dessa forma, o desenvolvimento das pessoas é o grande foco e pode ser realizado de uma maneira mais flexível e abrangente. Por exemplo, a competência de liderança pode ser desenvolvida de várias formas, tais como: envolvimento com projetos na empresa ou engajamento em programas voluntários, entre outros, e não apenas por meio de um curso de liderança ou um cargo de líder, como é geralmente praticado em um Plano de Carreira tradicional. Assim, os colaboradores da CCLi têm a possibilidade de se desenvolverem – sempre com o apoio da empresa – de múltiplas maneiras, dispondo de mais liberdade e autonomia na escolha de como fazê-lo e considerando sempre o que faz sentido para cada indivíduo.
Então, por oferecer a possibilidade de rotas variadas para buscar o desenvolvimento das pessoas, a CCLi batizou a sua nova Trilha de Carreira como “Mapa de Navegação”, pois ela será uma orientação de desenvolvimento para que a equipe reme junta, no mesmo barco, rumo aos objetivos da CCLi. Essa proposta foi elaborada pelos gestores da CCLi e contou com o apoio do Business Partner Lucas Assumção, da DNA Jobs.
Pilares estratégicos
O Mapa de Navegação é composto por três pilares estratégicos: competências comportamentais, competências técnicas e indicadores de resultados. Todos os colaboradores se autoanalisam e são analisados pelos seus líderes seguindo os critérios das competências a serem desenvolvidas.
A partir do resultado dessas análises, será feito um mapeamento de competências, no qual o colaborador terá um feedback de seu desempenho e resultados. Com isso, é possível que ele se aproprie e dirija seu próprio desenvolvimento com a ajuda da ferramenta de acompanhamento conhecida como Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Na CCLi, esse PDI foi batizado de Bússola, pois consistirá na ferramenta individual que todos terão para se orientar no Mapa de Navegação, fomentando o desenvolvimento da equipe e o protagonismo das pessoas no alcance dos seus objetivos.
“Os resultados da implementação do Mapa de Navegação já começaram a aparecer. Apesar de ainda haver muitas fases do processo pela frente, percebemos que a equipe está mais engajada com a empresa e mais comprometida com o alcance de metas estratégicas. Esperamos que tanto nossos alunos e clientes quanto nossos colaboradores sejam muito beneficiados com esse projeto”, diz Mayara Suguaya, analista de Gente e Gestão da CCLi.