O Brasil vem ganhando cada vez mais espaço no cenário internacional e atraindo estrangeiros e empresas multinacionais à procura de novos mercados. Com a proximidade de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo, que, segundo dados da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), irá atrair mais de 500 mil turistas estrangeiros, essa tendência fica ainda mais forte.
A região de São José do Rio Preto (SP) não terá cidades como sede da Copa do Mundo, mas vem conseguindo destaque com outros eventos esportivos: Rio Preto recebeu a Copa Davis, em 2012, enquanto Catanduva foi sede da Fed Cup, a edição feminina da Copa Davis, neste ano. Com a realização de eventos internacionais, as empresas, principalmente da área de serviços, vêm percebendo a necessidade de ter mão de obra qualificada para atender e interagir com esse público. “Tanto as empresas quanto os próprios colaboradores estão quebrando as barreiras do medo e procurando adquirir o conhecimento em novas línguas”, afirma Daniel Rodrigues, diretor da CCLi Consultoria Linguística, que, além de cursos para pessoas físicas, oferece aulas in company.
A afirmação de Rodrigues é confirmada pelo estudo The Rise of the Linguarati (A Ascensão dos Linguarati), de autoria do Professor Michael Hulme, do Social Futures Observatory, que realizou entrevistas com 1.023 profissionais em 10 países para verificar a internacionalização das habilidades no idioma inglês. O estudo comprovou que as empresas brasileiras estão preocupadas em oferecer um atendimento qualificado, com as respostas revelando que os brasileiros têm uma preocupação acima da média mundial em relação à necessidade de falar inglês (veja tabela ao final do texto). “Para o caso das empresas, é importante que haja um planejamento para que o foco das aulas seja mais específico para o tipo de serviço que elas oferecem e de público que elas conversam”.
Foi essa a opção que fez a KP (empresa de softwares para a construção civil). Com atuação internacional, a empresa necessita que seus colaboradores estejam aptos a se comunicar com pessoas de diversas partes do mundo, como ressalta o diretor de vendas e operações Mercosul da empresa, Kleber Rodrigues Júnior. “Somos parte de um grupo com sede nos Estados Unidos e temos filias em outros seis países. Portanto, ter conhecimento em outro idioma é também de suma importância para que nossos colaboradores possam trabalhar em conjunto”, explica.
Necessidade urgente
Apesar da percepção das empresas sobre a necessidade do inglês, apenas 5% da população brasileira domina totalmente a língua, segundo um levantamento da British Council, organização sem fins lucrativos. Outra pesquisa, da Robert Half – uma das principais empresas de recrutamento do mundo –, mostra que são poucos os profissionais que possuem o domínio do idioma, mesmo em cargos de elevado nível hierárquico. O levantamento foi realizado com cem diretores de recursos humanos de empresas brasileiras e constatou que apenas 20% dos colaboradores entrevistados responderam que se encontram no nível avançado. “Mesmo a importância do inglês sendo senso comum, ter fluência no idioma ainda é um grande diferencial hoje em dia”, afirma Rodrigues.
Internacionalização do inglês
Questão |
Mundo |
Brasil |
Profissionais que querem aprender ou melhorar o inglês nos próximos anos |
57% |
78% |
Empresas que afirmam que o uso do inglês no trabalho é “muito útil” |
64% |
75% |
Organizações que indicam que o uso do inglês cresceu de forma “muito significativa” nos últimos três anos |
25% |
37% |
Dados: The Rise of the Linguarati