A EF CLLS (Education First Corporate Language Learning Solution) divulgou um estudo sobre o efeito que a infraestrutura digital vem ocasionando sobre a internacionalização da língua inglesa. O estudo The Rise of the Linguarati (A Ascensão dos Linguarati), de autoria do Professor Michael Hulme, do Social Observatory, foi realizado com 1.023 profissionais em dez países e verificou que o interesse do brasileiro pelo idioma está acima da média mundial.
Dos profissionais entrevistados, 78% dos brasileiros querem aprender ou melhorar o inglês nos próximos anos, enquanto apenas 57% das pessoas no mundo tem esse interesse. Já das empresas que afirmam que o uso do inglês no trabalho é “muito útil”, 75% são brasileiras e 64% são mundiais.
O estudo também identificou que 87% dos brasileiros estão procurando recursos on-line ou digitais para o aprendizado da língua inglesa, enquanto apenas 70% da pessoas no mundo buscam essa alternativa.
Expandir a vida profissional
Os brasileiros também têm procurado cada vez mais fazer um intercâmbio com o intuito de ter contato com outra cultura, realizar cursos de aprimoramento do inglês e especialização em cursos. De acordo com a Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta), em 2013, cerca de 200 mil brasileiros fizeram intercâmbio de idioma – uma alta de seis vezes se comparado aos dados de dez anos atrás (em 2003, 34 mil pessoas fizeram intercâmbio).
Com uma gama enorme de países para serem visitados, o destino preferido dos brasileiros é o Canadá, segundo levantamento da Belta. Em segundo lugar aparecem os Estados Unidos, seguidos por Reino Unido, Austrália, Irlanda, Nova Zelândia, África do Sul, Suíça, Espanha e Alemanha.