Você se considera poliglota em seu próprio idioma? Conhece a norma culta e os contextos adequados para usá-la ou não? Sabe se expressar com clareza e produzir textos para diferentes gêneros, como um e-mail corporativo ou uma redação?
Nós sabemos que soa estranho questionar a um brasileiro sua fluência no português. Porém, a realidade é que existe um contingente de pessoas que, apesar de conhecerem e se comunicarem usando formalmente a língua materna, não conseguem interpretar, produzir textos, se expressar de forma clara ou, até mesmo, não conhecem as nuances da língua. Essa deficiência no próprio idioma é conhecida como analfabetismo funcional e atinge uma parcela considerável dos brasileiros. Segundo pesquisas, estima-se que apenas 8% da população é considerada fluente em seu próprio idioma.
As variedades linguísticas e o seu guarda-roupas
Para o senso comum, a gramática normativa é difundida como a única maneira correta de se falar e, assim, ignora-se as demais variantes da nossa língua, que são tão importantes quanto a norma culta e também é objeto de estudo da linguística. Para exemplificarmos como funciona a percepção de uso da variedade linguística, podemos compará-la ao nosso guarda-roupas: nele, temos várias opções de vestimentas para usar, contudo, a nossa escolha dependerá da ocasião, do dress code – em um ambiente festivo, como uma formatura, pede-se o uso de roupas elegantes e sofisticadas; já em um passeio ao shopping, podemos optar por roupas mais casuais e confortáveis. Assim funciona com o uso da variedade linguística, tudo depende do contexto em que está inserido.
Neste outro texto, explicamos sobre a importância de se estudar o idioma materno, o português. Mostramos que a língua portuguesa está entre as cinco línguas mais faladas do mundo e, por isso, além de representar uma vantagem tê-la como língua materna, a tendência é que cada vez mais, no cenário mundial, ele cresça e ganhe espaço no mundo dos negócios, político, histórico e literário.
No entanto, é importante frisar que não basta apenas saber falar o português, é preciso conhecê-lo profundamente, compreender a riqueza de construções que ele tem a nos oferecer e as diversas possibilidades de nos expressarmos de modo oral e escrito, que enriquecem nosso repertório.
Nova turma de Português da CCLi
Diante desse cenário, a CCLi lança o novo Curso de Português: uma busca pelo refinamento. Embasado em um conteúdo programático que irá estudar aspectos da língua portuguesa, desde a gramática normativa à comunicação oral, e que exigirá um comportamento ativo do aluno em relação às aulas, com o objetivo de que a aprendizagem ocorra de fato.
“O modelo de Curso de Língua Portuguesa proposto pela CCLi pretende inovar a maneira como estamos acostumados a aprender. De uma forma bastante diferente da tradicional, o conteúdo será sugerido pelo consultor aos alunos via e-mail com, no mínimo, seis dias de antecedência. Nessa mensagem, os estudantes deverão encontrar nos mais diferentes formatos as informações necessárias para inteirarem-se a respeito do tema escolhido para a aula seguinte”, explica Pedro Freire, consultor da CCLi das línguas portuguesa e francesa.
O curso regular está dividido em módulos, cada um abordando especificidades da língua portuguesa. O consultor irá analisar as facilidades e dificuldades apresentadas pelos alunos, diagnosticando e personalizando o aprendizado de cada um. As aulas terão início em maio e serão realizadas aos sábados, das 15h às 17h. Se você possui interesse em refinar, aprender a escrever e se comunicar melhor com o português, deixe seus dados em nossa página e a nossa equipe de atendimento entrará em contato. Se preferir, você também pode nos contatar por aqui. Esperamos você para auxiliarmos nessa busca por aperfeiçoamento!