Participação em congressos internacionais, recepção de colaboradores estrangeiros e contato com clientes de outros países são alguns dos fatores que impulsionam funcionários de grandes empresas a se aprofundarem nos estudos da língua inglesa.
Foi pensando nisso que, em agosto do ano passado, a coordenadora de Recursos Humanos da Braile Biomédica, Carline Adéle Darim Miglioli, iniciou um curso de inglês na CCLi Consultoria Linguística. Ela já tinha conhecimento do idioma e decidiu se aprofundar um pouco mais. “A Braile tem parcerias em muitos países. Recentemente, recebemos um estagiário holandês, que chegou sem saber nosso idioma. Coube a mim ajudá-lo na integração com a equipe. E, por isso, o curso de inglês ajudou muito nessa tarefa”, afirma.
Carline conta que, em breve, irá colocar em prática ainda mais o que aprende na CCLi, pois a Braile pretende contratar refugiados. “Saber inglês vai me auxiliar na comunicação quando eles forem contratados”, garante.
Dominar o idioma é tão importante que, para funcionários da área administrativa – área estratégica da empresa, a Braile apenas contrata quem possui inglês a partir do nível intermediário. “Quando há necessidade de participar de congressos e outros eventos no exterior, por exemplo, é essencial que nosso representante saiba se expressar claramente e falar com segurança”, diz.
Segundo Daniel Rodrigues, diretor da CCLi, cada vez mais os profissionais de diversas áreas buscam a fluência em um novo idioma. “O domínio da língua inglesa é cada vez mais importante no cenário atual, pois muitas empresas buscam parcerias fora do Brasil. Ao ser fluente em outro idioma, o colaborador consegue transmitir com precisão os ideais da empresa, facilitando as oportunidades de negócio”, afirma.
Conheça o Curso +RH CCLi voltado aos profissionais de RH, com foco na língua inglesa.