Durante nossa vida escolar nos deparamos com redações e trabalhos escritos que passam pela avaliação de um professor, que, geralmente, nos atribui uma nota. Por isso, é comum em nosso histórico escolar pedirmos ajuda a nossos colegas para que leiam nosso texto e nos deem palpites. Mas quando a entrega de um trabalho escrito é um TCC, uma dissertação de mestrado, uma tese de doutorado, um artigo de revista ou um livro, não podemos arriscar um “palpite”, é sempre bom contar com a ajuda de um revisor de textos.
É muito importante que aquele que lê, revisa e orienta a escrita de um texto seja alguém preparado para isso. Isso porque o revisor do texto se atenta não só às normas gramaticais, mas também a quem a obra se destina, como estão empregados os termos específicos, entre outras coisas. O revisor de textos tem o olhar treinado para buscar no texto aquilo que pode ficar ainda mais claro e objetivo para quem fará a avaliação.
Dizemos que, quando escrevemos um texto, nosso olhar fica “viciado”. Por isso, muitas vezes, não enxergamos possíveis erros gramáticas, de coesão ou coerência ou até mesmo de duplo-sentido que o uso de algumas expressões podem causar. O trabalho do revisor de textos é ficar atento para que esses problemas sejam corrigidos e, também, dar orientações quanto à estrutura do projeto, posição enunciativa, entre outras questões linguísticas.
Muito mais do que “palpitar”, o revisor de textos tem um papel importante no mundo da língua escrita. É função dele orientar e dirigir a construção do texto, de acordo com o gênero, o público a quem o texto se destina, o modo como as ideias são empregadas etc. Conheça mais sobre o trabalho do revisor e sobre os serviços de revisão que a CCLi oferece em suas duas unidades.