Por meio de uma parceria entre o Sesc Pinheiros, de São Paulo, e o Sesc Rio Preto, será realizada no mês de maio a IV Jornada Internacional de Mulheres Escritoras. O evento acontece nos dias 18 e 19 na sede de São Paulo e 20 e 21 na sede de Rio Preto. Passam pelo evento em Rio Preto seis escritoras estrangeiras e 12 escritoras brasileiras.
O intuito da jornada é promover o intercâmbio de experiências entre mulheres escritoras de todo mundo, visando criar mecanismos de efetiva comunicação entre redes, editoras, tradutoras, pesquisadoras, jornalistas, educadoras, leitoras e futuras escritoras.
A abertura do evento acontece no dia 20 de maio na Acirp, às 10h30, e vai contar com Fábio Lucas, escritor, crítico literário, membro da Academia Paulista de Letras, da Academia Mineira de Letras e sócio da UBE, União Brasileira de Escritores. Ele receberá o prêmio “Lygia Fagundes Telles” das mãos de Isabel Ortega, diretora do evento. Além disso, a Academia Riopretense de Letras e Cultura dará o título de sócio honorário a Fábio.
Após a abertura, os participantes da jornada vão ao Sesc, onde começa o ciclo de palestras. Sempre ao fim do dia, haverá, no espaço de convivência do Sesc, o “Café Literário”, que vai promover debates entre os participantes do evento. A programação acontece sempre entres as 10h30 e 18h.
Ainda como parte da jornada, mas paralela às palestras do Sesc, o RioPreto Shopping Center recebe a exposição “Mulheres de Fibra”, da artista plástica rio-pretense Norma Vilar. No mesmo lugar, as escritoras participantes do evento vão apresentar seus livros.
Aos interessados em receber certificado, basta enviar um email para jornadaescritorasrp@hotmail.com com seus dados. A inscrição é gratuita.