A interpretação faz parte do dia a dia de todos nós. A todo o momento, lemos textos, imagens, gestos, expressões e, por isso, realizamos muitas formas de leituras. Ou seja, ler/ver algo e compreender um sentido não está relacionado somente aos textos escritos.
Os concursos e vestibulares exigem dos candidatos a habilidade de leitura. São provas que contêm a íntegra de textos ou apenas trechos, textos não verbais, como as histórias em quadrinhos e as charges, entre outros estilos. Porém, o que parece ser algo simples, que não exige aquela velha “decoreba”, na verdade não o é. Por isso, é importante desenvolver a habilidade de leitura e interpretação, necessária não só em provas, mas também em outras situações, como pessoais ou profissionais.
Para aprender algumas dicas de interpretação de textos em provas de concursos e vestibulares, convidamos Letícia Pereira, consultora de língua portuguesa da CCLi, que também ministra o curso de Redação para Concursos na empresa. Confira:
Destaque as ideias: Leia o texto proposto na prova com muita atenção, destacando a ideia dos parágrafos, o que geralmente está na primeira frase de cada um deles. Em provas, é muito comum ser questionado o ponto central de um determinado parágrafo. Por isso, a importância de se entender a ideia geral do texto e também a de cada parágrafo.
Entenda o sentido das palavras: As provas costumam abordar questões semânticas. Por isso, conhecer o sentido que as conjunções atribuem às frases é importante. São comuns questões que, a partir de uma frase do texto, solicitem ao candidato que, dentre as alternativas, escolha aquela que mantenha o mesmo sentido, mesmo com a alteração da conjunção.
Leia atentamente todas as imagens: É bastante frequente aparecerem questões que exijam do candidato a habilidade de ler textos que apresentam imagens, conhecidos como textos não verbais, como os quadrinhos e as charges. É importante que o candidato leia essas imagens também, ao invés de excluí-las, considerando-as simples repetições do que já está expresso no texto escrito.