Há muito tempo que falar inglês deixou de ser um diferencial no currículo para ser um requisito básico para a maioria das pessoas que querem ingressar no mercado de trabalho. Isso sem contar a grande facilidade que a globalização trouxe de poder se trabalhar em empresas internacionais ou apenas ter um contato direto com funcionários de outros países e, claro, em outros idiomas.
Por isso, na hora de uma entrevista a cargos como esses, falar inglês já não pode ser mais um desafio e, sim, algo normal. Porém, é sempre bom ter segurança para estar preparado para alcançar a vaga tão deseja.
Para facilitar, Gabriela Imbernom, gerente pedagógica da CCLi, reuniu quatro dicas importantes para ser seguidas antes da entrevista:
· Estudar a empresa – Independente da língua em que for feita a entrevista, estudar profundamente a missão, os valores e os principais pilares de uma empresa é sempre uma boa forma de conhecer melhor as características que essa empresa exigirá de um bom funcionário.
· Estudar o vocabulário relacionado à área – Falar inglês não basta. É preciso conhecer a área empresarial em que se deseja atuar para, consequentemente, pesquisar profundamente os termos que serão usados no cotidiano.
· Praticar a pronúncia – Mesmo que você tenha total fluência no idioma da entrevista, praticar as pronúncias das palavras nunca é demais. Afinal, há casos em que o nervosismo da entrevista pode atrapalhar a dicção do candidato e, portanto, um treino prévio pode garantir mais segurança e tranquilidade. E essa prática pode ser feita com a ajuda da internet. “Em dicionários on-line, é possível ouvir a pronúncia das palavras”, orienta Gabriela.
· Ensaiar perguntas e respostas – Algumas questões como “falar um pouco sobre si”, “quais são seus objetivos a curto e longo prazo” ou “dar um motivo para ser escolhido” são sempre frequentes em entrevistas de emprego. “Vale a pena tentar prever as perguntas mais comuns de entrevista de emprego para verificar como melhor respondê-las em inglês”, ensina a gerente.