Hoje, 21 de maio, é o Dia da Língua Nacional, data que foi especialmente selecionada para reforçar a importância da língua falada por determinado país. No Brasil, sabemos que o modo de se pronunciar varia de uma região para a outra devido a sua diversidade cultural. Mas o idioma nacional não muda: todos falam o português.
Aproveitando isso, a CCLi separou alguns cursos e treinamentos na área de língua portuguesa que têm como foco melhorar seu desempenho na redação e em apresentações no trabalho ou na faculdade. Por isso, descubra as diversas possibilidades que a língua portuguesa pode te oferecer:
Português para escritores: Prepara pessoas que já atuam ou desejam atuar como escritores para que tenham domínio da língua portuguesa e do processo textual de acordo com o gênero escolhido (romance, técnico, autoajuda, entre outros);
Português para vestibular: Une teoria e exercícios práticos de vestibulares. São trabalhados conteúdos gramaticais recorrentes em concursos, além de redação e estratégias de interpretação de texto;
Português para concurso: Prepara pessoas que desejam prestar concursos públicos, unindo a teoria e exercícios práticos de provas de concursos. São trabalhados conteúdos gramaticais recorrentes em certames, além de redação e estratégias de interpretação de texto;
Redação acadêmica: Trabalha as características que envolvem a redação de textos acadêmicos (monografia, trabalho de conclusão de curso, artigo científico etc.), como linguagem técnica, objetividade e normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
Português para estrangeiro: Tem o objetivo de desenvolver a competência do aluno nas quatro habilidades (ler, ouvir, falar e escrever) no uso da língua portuguesa;
Revisão de textos: Prepara pessoas que já atuam ou desejam atuar como revisores ou que escrevem e pretendem ser o revisor de seu próprio texto;
Comunicação oral (oratória): Trabalha o aprimoramento do profissional para apresentações, treinamentos e comunicação em geral. O intuito é perder a insegurança, garantir uma transmissão clara e objetiva das ideias, eliminar vícios de fala e de postura e fazer exposições eficientes, claras e persuasivas.
Comunicação corporativa: Revela os diferentes tipos de linguagem e conta com exposições de estratégias de comunicação e padrões de textos utilizados internamente na empresa, garantindo a troca de informações orais e escritas claras, assertivas e objetivas.
Atendimento ao cliente: Capacita profissionais que lidam diretamente com clientes. Dessa forma, o treinamento promove melhorias no atendimento, assertividade na troca de informação entre os diversos setores da empresa e agilidade nos processos;
Escrita de e-mails: Melhora a troca de informações entre a equipe, deixando as mensagens claras, o que diminui o retrabalho e aumenta a produtividade da empresa.